ESTIMULO AO EMPREENDEDORISMO INFANTIL EM ESCOLAS DE SÃO LUIS-MA

Uma criança com noções de empreendedorismo tem mais motivação para entrar no mercado de trabalho

Devido ao baixo interesse de jovens empreendedores no mercado, o presente estudo visa uma possibilidade da aplicação das habilidades empreendedoras em crianças e adolescentes na educação básica, método esse chamado de Pedagogia Empreendedora ou Empreendedorismo Infantil, desenvolvida para qualquer tipo de aluno e escola.



A Pedagogia Empreendedora aplica o Empreendedorismo Infantil como uma forma de ser e não somente de fazer. Ela desenvolve o potencial dos alunos, trabalha motivação para que possam ser empreendedores em qualquer atividade que escolherem. O foco do nosso problema foi exclusão social, falta de geração de qualidade de vida, o que é chamado tecnicamente de um desenvolvimento não sustentável, sendo que nosso problema não foi apenas gerar renda e sim de aumentar a tendência de incremento na renda familiar.
Com o objetivo de destruir mitos, por exemplo, o pobre não é empreendedor por que lhe faltam conhecimento de mundo e tecnológico, e percepção de mundo, a pedagogia vem mostrar que em cada localidade, por mais pobre que seja, existe conhecimento, riqueza e oportunidade. Como o empreendedorismo  pode ser aplicado, o que ele pode contribuir a sociedade são elementos do presente trabalho.

O embasamento teórico utilizado foi utilizado dos conceitos e definições utilizados pelo SEBRAE; sobre o olhar administrativo, empreendedor do autor. Nestes termos Dolabela (1999) ao afirmar, que empreendedorismo infantil pode ser usado como instrumento de combate a miséria; conceito de empreendedorismo do autor Dornelas (2000); aplicação de pesquisa feita em escolas públicas e privada de São Luis-MA, sobre o interesse de alunos de ensino fundamental em empreender: um exemplo da implementação deste projeto de pedagogia empreendedora é a escola Júlio de Matos localizado no bairro Kiola.

Observamos que ao desenvolver o empreendedorismo Schumpeter (1983) na prática escolar é necessário que haja tanto os componentes didáticos como o metodológico, pois exige a capacitação dos profissionais que estarão aplicando este método em sala de aula. A implantação do Empreendedorismo Infantil em São Luís pode implicar em uma nova visão para o aluno, pois a metodologia para o desenvolvimento social, considerando o empreendedorismo não só como um desenvolvimento de geração de recursos financeiros, pois o jovem recebe conhecimento e motivação desde o início de sua educação para que dê seguimento a um processo de criação, criatividade, pondo em uso todo o bem existencial do aluno, que é diverso e único. De acordo com aplicações feitas em outras cidades como São José de Ribamar - MA a resposta do método foi aplicado com êxito, já existindo o retorno nas primeiras semanas de aplicação.




O SEBRAE mostra ao sistema de ensino que é possível desenvolver desde cedo habilidades e comportamentos que são fundamentais para o futuro empreendedor. Ele se destaca, pois sua missão é trabalhar para aumentar a competitividade dos pequenos negócios, uma de suas tarefas é incentivar o empreendedorismo. Possui métodos e programas de educação empreendedora para crianças e jovens do ensino fundamental, pede o apoio dos pais e capacita também os professores, pois são eles que vão ensinar o empreendedorismo para os alunos.

Assim dessa forma fará com que crianças e jovens do nosso estado desenvolva uma mentalidade empreendedora, de comportamento fortes, tais como capacidade de iniciativa, planejamento, persistência e autoconfiança que serão úteis por toda vida.

O Governo de Estado do Maranhão tem tomado medidas referentes ao assunto e uma delas é o incentivo ao empreendedorismo infantil na zona rural que será aplicado no decorrer do ano de 2012.

Com o aprendizado as crianças, os jovens e os professores e instituições de ensino mudam, porque existe nesse novo ensino, um novo conhecimento, uma nova rotina, o mercado de trabalho se expande pois abre espaço para mais profissionais e instituições não só como ONG´s, mas de instituições privadas também. As crianças ao serem estimuladas e ao sentirem a responsabilidade e acreditarem que elas podem criar alguma coisa, que pode mudar as regiões marginalizadas. A contribuir no combate à miséria e ajudar na luta contra o tráfico, pois as mesmas são capazes de empreender e dar uma solução à própria vida. O empreendedorismo infantil mostra um novo rumo, uma nova história de vida à crianças que estão envolvidas nas drogas que pensam que não existe outra opção a não ser aquela e nada mais do que inteligente de colocar uma criança de mesmo nível social para mostrar que ela é capaz.

Portando, assim como foi aplicado em escolas de outras cidades podemos ter grande êxito na aplicação do Empreendedorismo Infantil nas escolas de São Luis, visando o combate a miséria, ao uso e tráfico de drogas, além do verdadeiro objetivo que é dar noções de empreendedorismo desde o inicio da sua educação para se transformarem em empreendedor empresarial ou um empreendedor em sua forma de ser.

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