SUSTENTABILIDADE, UMA DECISÃO ESTRATÉGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES

Autores: Cosme Moura¹, Danyele Araújo², Fernanda Leite², Magda Belfort²

INTRODUÇÃO
Diante do grande boom da sustentabilidade, e das certificações que as organizações ganham aderindo a esse novo estilo de vida, questionamos as vantagens e as decisões estratégicas de aspecto econômico, social, cultura e ambiental para sociedade. Em virtude disso, nosso trabalho aponta os ganhos, as contribuições e as decisões tomadas pelas organizações através da economia sustentável. Atualmente, a sustentabilidade tem se tornado um dos requisitos principais das organizações, devido a preocupação com a geração futura, o meio ambiente e a rentabilidade, verifica-se a organização é: ecologicamente correta, ecologicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa. Segundo a revista Estudo Exame – Rio+20, o ponto de vista do marketing, as empresas aderem esse sistema, ganham valorização das marcas, o mercado competitivo fica acirrado e incentivam que outras sigam esses exemplos de que é possível crescer preservando o planeta e o futuro de novos cidadãos com mais consciência e responsabilidade em relação às gerações anteriores. As vantagens, as desvantagens, as certificações e empresas destaques nesse segmento são os elementos do presente trabalho.


METODOLOGIA
O embasamento teórico utilizado foi o manual sustentável disponível no site Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS; dos conceitos e definições da revista Marketing, edição julho, nº 474, ano 45 da Editora Referência; a visão de Luis Felipe Sanches e Sandra Mara Pereira (2002) sobre o estágio de conscientização, dados esclarecedores de pequenas e médias empresas da região Sul/ Sudeste; Takeshi Tachizawa (2004) que diz que no Brasil, não existe nenhuma instituição credenciada para certificar empresas; os vários pontos de vista da Revista Estudo Exame – Rio+20. E também o que diz a ISO e ABNT em termos de certificações e prêmios de sustentabilidade.

RESULTADO
Observamos que a sustentabilidade vai além da preocupação do meio ambiente, as certificações e a preocupação com a futura geração, e sim uma decisão estratégica visando beneficio próprio e como conseqüência,gera contribuição à sociedade e ajuda na erradicação da pobreza através de projetos. O uso indiscriminado de materiais, produtos, processos, serviços, matérias-primas, insumos e como a utilização deles vem transformando de forma negativa o meio ambiente e toda a sociedade.



A sociedade e as organizações vem sentindo nas mudanças do meio ambiente o quanto a utilização exacerbada dos recursos naturais vem causando problemas ambientais em todo planeta, devido a isso decisões e estudos estão sendo tomados, para que esses recursos sejam usados de maneira equilibrada, sem comprometer as gerações que estão por vir, ou seja um desenvolvimento sustentável contínuo.

Pensando por esse lado algumas empresas renomadas no mercado estão vendo um meio de utilizar o reconhecimento tanto nacional como internacional delas para ajudar a sociedade na diminuição da pobreza, através de programa socioambientais criados por tais empresas. Segundo a revista Brasilis o modelo de desenvolvimento sustentável ajuda a elevar o padrão de vida das pessoas que ainda sobrevivem em situações extremas.

Segundo uma pesquisa realizada em 300 PME’s da região Sul – Sudeste do Brasil pelo SEBRAE, os dados colhidos são alarmantes e demonstram o nível de consciência e de educação ambiental do empresário médio brasileiro: 70% das empresas não controlam as emissões para atmosfera; 67% das empresas não tem tratamento de efluentes; 54% das empresas não fazem inventário de geração e destinação final dos resíduos; 76% das empresas não se preocupam com o treinamento de seus colaboradores; 59% das empresas não possuem um responsável por questões relacionadas com o meio ambiente. Ser sustentável sai caro. E essa ainda é a principal resistência das empresas para adotarem práticas sustentável e ambientalmente responsável.


Com as certificações as empresas garantem a demonstrar o comprometimento com o meio ambiente para os clientes, manter ou melhorar as relações com a comunidade, diminuição de custos e desperdício de insumos, melhoria da imagem e aumento ou para manter do market share da empresa, o investimento alto de acordo com a revista Estudo exame – Rio+20, para o mundo migrar para um modelo de economia verde, seria necessário o investimento anual de 2% do PIB mundial até 2050 cerca de 1,3 trilhão de dólares, por isso a resistência de muitos governos internacionais em contribuir para a sustentabilidade.

CONCLUSÕES

Em vista disso, a sustentabilidade ainda tem muito para se desenvolver no país e no mundo e as organizações devem ter mais conscientização, de que aderindo a política de sustentabilidade e de economia verde, não beneficiará apenas a sociedade, mas trará grandes vantagens para a organização em termos de lucros e reconhecimento, além de contribuir para a erradicação da pobreza. E que através de medidas ecologicamente e socialmente corretas o mundo poderá ter resultados melhores.


¹ Professor Msc Orientador
² Graduadas em Administração de Empresas,  da Faculdade Estácio de São Luis

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