SUSTENTABILIDADE, UMA DECISÃO ESTRATÉGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES
Autores: Cosme Moura¹, Danyele Araújo²,
Fernanda Leite², Magda Belfort²
INTRODUÇÃO
Diante do grande boom da
sustentabilidade, e das certificações que as organizações ganham aderindo a
esse novo estilo de vida, questionamos as vantagens e as decisões estratégicas
de aspecto econômico, social, cultura e ambiental para sociedade. Em virtude
disso, nosso trabalho aponta os ganhos, as contribuições e as decisões tomadas
pelas organizações através da economia sustentável. Atualmente, a
sustentabilidade tem se tornado um dos requisitos principais das organizações,
devido a preocupação com a geração futura, o meio ambiente e a rentabilidade,
verifica-se a organização é: ecologicamente correta, ecologicamente viável,
socialmente justa e culturalmente diversa. Segundo a revista Estudo Exame –
Rio+20, o ponto de vista do marketing, as empresas aderem esse sistema, ganham
valorização das marcas, o mercado competitivo fica acirrado e incentivam que
outras sigam esses exemplos de que é possível crescer preservando o planeta e o
futuro de novos cidadãos com mais consciência e responsabilidade em relação às
gerações anteriores. As vantagens, as desvantagens, as certificações e empresas
destaques nesse segmento são os elementos do presente trabalho.
METODOLOGIA
O embasamento teórico utilizado foi o manual
sustentável disponível no site Conselho Empresarial Brasileiro para o
Desenvolvimento Sustentável – CEBDS; dos conceitos e definições da revista
Marketing, edição julho, nº 474, ano 45 da Editora Referência; a visão de Luis
Felipe Sanches e Sandra Mara Pereira (2002) sobre o estágio de conscientização,
dados esclarecedores de pequenas e médias empresas da região Sul/ Sudeste; Takeshi
Tachizawa (2004) que diz que no Brasil, não existe nenhuma instituição
credenciada para certificar empresas; os vários pontos de vista da Revista
Estudo Exame – Rio+20. E também o que diz a ISO e ABNT em termos de
certificações e prêmios de sustentabilidade.
RESULTADO
Observamos que a sustentabilidade vai além da
preocupação do meio ambiente, as certificações e a preocupação com a futura
geração, e sim uma decisão estratégica visando beneficio próprio e como
conseqüência,gera contribuição à sociedade e ajuda na erradicação da pobreza
através de projetos. O uso indiscriminado de materiais, produtos, processos,
serviços, matérias-primas, insumos e como a utilização deles vem transformando
de forma negativa o meio ambiente e toda a sociedade.
A sociedade e as organizações vem sentindo nas
mudanças do meio ambiente o quanto a utilização exacerbada dos recursos
naturais vem causando problemas ambientais em todo planeta, devido a isso
decisões e estudos estão sendo tomados, para que esses recursos sejam usados de
maneira equilibrada, sem comprometer as gerações que estão por vir, ou seja um
desenvolvimento sustentável contínuo.
Pensando por esse lado algumas empresas
renomadas no mercado estão vendo um meio de utilizar o reconhecimento tanto
nacional como internacional delas para ajudar a sociedade na diminuição da
pobreza, através de programa socioambientais criados por tais empresas. Segundo
a revista Brasilis o modelo de desenvolvimento sustentável ajuda a elevar o
padrão de vida das pessoas que ainda sobrevivem em situações extremas.
Segundo uma pesquisa realizada em 300 PME’s da
região Sul – Sudeste do Brasil pelo SEBRAE, os dados colhidos são alarmantes e
demonstram o nível de consciência e de educação ambiental do empresário médio brasileiro:
70% das empresas não controlam as emissões para atmosfera; 67% das empresas não
tem tratamento de efluentes; 54% das empresas não fazem inventário de geração e
destinação final dos resíduos; 76% das empresas não se preocupam com o
treinamento de seus colaboradores; 59% das empresas não possuem um responsável
por questões relacionadas com o meio ambiente. Ser sustentável sai caro. E essa
ainda é a principal resistência das empresas para adotarem práticas sustentável
e ambientalmente responsável.
Com as certificações as empresas garantem a
demonstrar o comprometimento com o meio ambiente para os clientes, manter ou
melhorar as relações com a comunidade, diminuição de custos e desperdício de
insumos, melhoria da imagem e aumento ou para manter do market share da empresa, o investimento alto de acordo com a
revista Estudo exame – Rio+20, para o mundo migrar para um modelo de economia
verde, seria necessário o investimento anual de 2% do PIB mundial até 2050
cerca de 1,3 trilhão de dólares, por isso a resistência de muitos governos
internacionais em contribuir para a sustentabilidade.
CONCLUSÕES
Em vista disso, a sustentabilidade ainda tem
muito para se desenvolver no país e no mundo e as organizações devem ter mais
conscientização, de que aderindo a política de sustentabilidade e de economia
verde, não beneficiará apenas a sociedade, mas trará grandes vantagens para a
organização em termos de lucros e reconhecimento, além de contribuir para a
erradicação da pobreza. E que através de medidas ecologicamente e socialmente
corretas o mundo poderá ter resultados melhores.
² Graduadas em Administração de Empresas, da Faculdade Estácio de São Luis
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