O QUE É DESIGN THINKING?


O Design Thinking não é uma metodologia, pois não consiste em um método ou em algum tipo de fórmula capaz de solucionar problemas seguindo um passo a passo. O termo correto para definir esse conceito seria designá-lo como uma abordagem para solução de problemas, que leva principalmente em consideração os interesses das entidades envolvidas no processo.
Empatia é um dos principais conceitos que nos vem à mente quando falamos sobre Design Thinking, uma vez que a razão da sua existência é a satisfação total do cliente, ao passo que um dos principais objetivos dessa abordagem é descobrir como é a visão de mundo do consumidor que possui desejos e necessidades a serem atendidas.
QUAIS SÃO AS 5 ETAPAS DO DESIGN THINKING?
1 – EMPATIA
Nessa etapa, a observação e análise do desafio são os principais focos. É preciso conhecer o ambiente interno e externo referentes ao nosso problema e utilizando ferramentas como a análise SWOT, pesquisas de mercado, benchmarking e reuniões entre uma equipe multidisciplinar direcionadas para encontrar pontos fortes e fragilidades referentes aos caminhos para a inovação, além de levar em consideração as ameaças e possibilidades que podem ser observadas no mercado escolhido.
2 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Como consequência da etapa anterior, temos inúmeras informações que precisam ser analisadas cautelosamente para que possamos atingir a definição do problema. Nesta etapa, identificamos o problema do cliente da forma mais clara possível e que permita uma maior gama de soluções e caminhos para a inovação
  • Em muitas empresas, um dos principais problemas que perseguem os gestores é como aumentar a produtividade de suas equipes. Para solucionar esse anseio por uma eficiência cada vez maior, a solução através da Inovação tem sido chamada de Design Thinking.

3 – IDEAÇÃO
Nessa etapa, colocamos em prática o pensamento “fora da caixa”, ao passo que temos a síntese das observações e análises referentes ao problema, fazemos uso de técnicas e ferramentas para a geração de ideias. É muito comum buscar realizar brainstorms entre a equipe com o objetivo de juntar o maior número possível de insights referentes ao desafio que estamos nos propondo a solucionar.
4 – PROTOTIPAGEM
Temos um conjunto de ideias centradas no ser humano, e agora precisamos definir qual delas pode produzir a solução ideal e possível para cada um dos problemas gerados nas etapas anteriores.
As soluções são implementadas e , uma a uma, são investigadas, aceitas, melhoradas e reexaminadas, ou rejeitadas com base nas experiências dos usuários.
Ao final desta etapa, a equipe poderá assimilar melhor as restrições inerentes ao produto, dos problemas presentes e um melhor entendimento de como os usuários reais se comportariam, pensariam e se sentiriam ao interagir com uma primeira versão do seu produto.
5 – TESTE
No estágio final do Design Thinking, a equipe deve testar com rigor o produto usando as melhores soluções identificadas na etapa de prototipagem.
Os resultados gerados durante essa fase são frequentemente usados para redefinir um ou mais problemas e ter uma maior compreensão dos usuários: as condições de uso, como as pessoas pensam, se comportam e o que sentem.
Com as etapas da abordagem Design Thinking finalizadas, a equipe de desenvolvimento deve ter em mãos um produto correspondente a uma solução com uma compreensão profunda dos desejos e necessidades do usuário, que deve ser criada a partir dos “olhos do cliente” e de um processo não linear.
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Fonte: https://ieg.com.br/blog/para-voce/empreendedores/design-thinking-2/

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